Info:

Tipo: Concurso urbano sobre a conceituação e prática em urbanização das Favelas

Superfície: /

Ano de projeto: 2010.

Ano de execução: /

Dados Técnicos

De acordo com o crescimento de número de habitantes e a densidade urbana se apresentam três tipos de unidades de moradia e três tipos de quadras urbanas:

Quadra 1A = 100x50m que obtém 14m² por pessoa. No total 360 pessoas por quadra.

Quadra 1B = 100x50m que obtém 16m² por pessoa. No total 300 pessoas por quadra.

Quadra 2B = 100x50m que obtém 19m² por pessoa. No total 260 pessoas por quadra.

Arquitetura de módulo:

Módulos tipo A (menores) e Módulos tipo B (maiores) são feitos para 2,3,4,5 e 6 pessoas dependendo do tamanho da família. A maioria dos módulos usados no projeto da proposta são módulos para 4 pessoas.

Dados Gerais:

O concurso urbano sobre a conceituação e prática em urbanização das Favelas tinha como objetivo criar uma nova sensação urbana, arquitetônica e social da uma nova cidade social.

O concurso tinha que resolver complexos e diversos problemas das Favelas estabelecidas nas três regiões típicas de Rio de Janeiro:

a) Favelas isoladas em áreas planas

b) Complexo de Favelas

c) Favelas isoladas em morros e encostas

Nosso projeto inclui uma série de estudos como crescimento das quadras e apartamentos criando uma estratégia dominó e uma estratégia de módulos que se encaixam nas estruturas existentes. O projeto também trata os estudos das bordas das favelas e questões das inserções e conexões das bordas tanto quanto o projeto de saneamento básico, segurança pública e transporte público. Assim como o cuidadoso estudo sobre a interação da favela e floresta e por último os projetos da acessibilidade e mobilidade urbana.

Obtendo por uma favela urbanisticamente lógica, ecológica, segura, funcional e bonita. Uns pontos ambientais e vários sociais unidos no conceito urbano.

© Copyright 2016 Estudio Origem. Todos os direitos reservados.
  • Desenvolvido por
  • Ideia Agência Digital