Info:

Tipo: Hospital materno infantil tipo SUS

Superfície: 13.813m2

Ano de projeto: 2015. – 2016.

Ano de execução: 2017. –

Dados Técnicos

O hospital possui 5 salas cirúrgicas; 88 leitos de internações; 30 leitos na neonatologia de risco com cuidados intermediários neonatal convencional, cuidados intermediários canguru e uti neonatal; centro de Diagnóstico; Urgência e Emergência; Ambulatório; Laboratório; banco de leite; setores de apoio; centro de estudos com auditório; casa da gestante, bebê e puérpera entre outros serviços.

Dados Gerais:

O hospital materno infantil de Mossoró representa uma peça do projeto RN SUSTENTÁVEL e assim seu conceito provém dos conceitos da sustentabilidade natural e cultural.

No nordeste, a presença da caatinga e incríveis salinas representam fortes elementos convencionais a partir desses fatores e dos fatos regionais nós desenvolvemos os conceitos do hospital.

Assim pensando em Nordeste e arquitetura tradicional Barroca nós criamos a arquitetura que interpreta as características dos monastérios Barrocos de Olinda, Fortaleza dos Reis magos em Natal (articulação da forma de estrela) e todos os casarões típicos do Rio Grande do Norte e centro da cidade de Mossoró como o famoso Museu histórico Lauro da Escóssia.

A cor branca existe para dar conexão com o Barroco – a época mais elevada da arquitetura do Nordeste, e para estabelecer uma conexão com as famosas e muito características salinas de Mossoró. Essa paisagem branca é tão original e presente na região da cidade que nosso hospital resolveu interpretá-la criando uma específica conexão com a paisagem de nível regional.

Caatinga é outro elemento regional tão típico e importânte no compreendimento do clima e do próprio lugar. Assim nós criamos uma fachada, a fachada norte, que corresponde às características ambientais da caatinga criando uma nova sensação da contextualização da arquitetura e paisagem.

Por outro lado o projeto era pensado em forma em grupo para dar resposta a toda complexidade funcional do hospital. Várias alas são unidas por um espetacular núcleo envidraçado que serve como gestor dos movimentos internos e como mirante ao complexo e paisagem. A existência das duas praças revive a importância dos espaços públicos que simbolizam e criam uma nova sensibilidade social do hospital.

Todas as fachadas tem um estudo bem cuidadoso sobre as aberturas (janelas) para poder criar melhor conforto ambiental dentro do próprio prédio nas circunstâncias climáticas bem agressivas da região próximo ao sertão e temperaturas muito elevadas.

© Copyright 2016 Estudio Origem. Todos os direitos reservados.
  • Desenvolvido por
  • Ideia Agência Digital